6.12.12

Felicidade


O que é ser feliz? 

Felicidade é um estado convergente de emoção e sentimento. Não existe uma só definição, são possibilidades infinitas que podem explicar uma sensação tão pura. As definições são pessoais. Todo mundo pode ser feliz. O que diferencia uma pessoa feliz de uma infeliz é simplesmente ter a compreensão e a habilidade inteligível de saber o que te faz bem. 

Ser feliz é um estado consciente de que as coisas têm sentido. Quando você enfrenta horas de trânsito, mas sabe que o destino é sempre um porto seguro. Quando você passa mais de dez horas trabalhando, entre doses enormes de cafeína e broncas do chefe que não tem mais o que fazer da vida a não ser despejar suas insatisfações em seus subordinados, e mesmo assim você, cansado e grogue, sai de lá com a sensação de dever cumprido. Todo dia, semana, mês, ano, sempre um desafio. 

Ser feliz é ver o rosto da pessoa amada em todo lugar que se vá e lembrar cada situação esdrúxula que vocês já passaram juntos ou que você queira passar junto dela. É sentir o aroma de algo que você não consegue identificar, mas que lembra o doce perfume que você sentiu quando a abraçou. É sentir a presença confortante e relaxante de alguém que está pensando em você mesmo há quilômetros de distância, seja ela física ou psicológica. Ser feliz é sair cantarolando, gesticulando e balbuciando pela calçada, vendo as pessoas te observando, imaginando que você esteja sofrendo um derrame, mas você não se preocupa. Ser feliz é retribuir sorrisos tímidos. Você sorri, eu sorrio, nós sorrimos, todos sorriem. Ser feliz é saber que mesmo no buraco vários braços se esticarão e não descansarão enquanto não o tirarem de lá. É ficar bêbado, dar show, e ter alguém pra contar isso para os seus netos. Sem detalhes pornográficos, por favor, vovô! Ser feliz é se apaixonar pela simplicidade. Palavras, atitudes, carinhos, beijos, abraços, e todo xingamento possível que seu melhor amigo conheça, porque no fundo nós sabemos que ele nos ama e não somos nenhum filho da puta. Ser feliz é ser altruísta, fazer o que quer quando se tem vontade, falar a merda que quiser, comer e beber o que se tem vontade. 

É fazer com que todos ao seu redor sintam-se bem por estar próximo a você. É se atirar contra tudo e todos em uma sensação, vontade e sentimento, por ter fé naquilo, mas consciente de que pode sangrar, de que pode ser dolorido, mas também sabendo que as feridas curam, as dores passam, e você fica mais forte, mais sorridente, mais bobo, besta e tonto. 

A receita para a felicidade é você quem faz, seja imprevisível.