24.3.13

Reciprocidade

Acredito que reciprocidade é o sentimento que mais fascina e surpreende nas pessoas. Fascina pois é algo tão puro de se sentir e de se ter com alguém, algo singular, e causa surpresa porque acontecem em momentos inusitados.

Inoportunas são as situações em que se depara com a falta dele. E é quando mais machuca, embora, e talvez até pense assim de certa forma ingênua, a maioria das pessoas não tenham essa intenção. Elas simplesmente não tem a noção do quanto suas atitudes podem atingir outras pessoas. E isso pode ter relação com o que ela experimentou anteriormente.

Infelizmente, essa é uma bola de neve sem fim. Até porque falta para a maioria das pessoas inteligência emocional para entender, antecipar e tomar a melhor atitude na situação adequada para não machucar outras pessoas.

E a beleza da reciprocidade, de quando ela ocorre, de forma inesperada, é isso. É saber que do outro lado há um esforço suficiente para interação com outra pessoa. Belo e puro. O significado de que há uma vontade suficiente para que as coisas aconteçam em uma relação, seja de amizade ou amor. E quando não há expectativa nenhuma, isso ainda é mais bizarramente recebido com alegria. É um sacrilégio receber esse tipo de coisa com estranheza, mas é inevitável sentir de forma estranha quando não se espera.

Alguns tipos de pessoas valorizam muito seus relacionamentos. Suas amizades e o amor que sente por várias pessoas que fazem parte da sua vida. Elas tentam estar presentes nas vidas delas o máximo de tempo possível e que lhes for concedido. As chateiam quando não existe nada do outro lado. Mas não levam isso adiante. Sabem, também que, como já mencionei anteriormente, a infinidade de experiências que uma pessoa vivencia na vida dela, leva ela a tomar atitudes estúpidas com gente que a ama e tenta demonstrar isso das melhores formas possíveis. Isso também cai na questão da falta de maturidade em relação a inteligência emocional e do quanto algumas pessoas não estão preparadas para entenderem o quão profunda pode ser uma ligação entre duas pessoas.

Penso também que a maioria das pessoas tem medo desse tipo de pessoa. Pessoas compenetradas e que têm plena consciência das suas atitudes, vontades, gostos. Se elas querem, elas fazem e correm atrás. Se não houver reciprocidade, elas ignoram. Mas nunca partem pro abandono. As pessoas se desenvolvem, se tornam completas. Elas não mudam, elas agregam valores. E uma pessoa que você mal conhecia hoje, pode se tornar a mulher da sua vida amanhã, alguém que você acorda às duas da manhã e faz questão de te ver.