11.11.15

The Wire - 1ª Temporada - Crítica

Escrevi ouvindo: Eagles of Death Metal - Heart On



The Wire é uma das grandes séries já produzidas pela HBO, assim escutei tantas críticas especializadas e pessoas recomendando por tanto, e resolvi dar uma chance.



Se passando em Baltimore, na cena de drogas no início dos anos 2000, The Wire acompanha um esquadrão montado pelo Tenente Cedric Daniels (Lance Reddick) com o intuito de derrubar a organização de drogas (heroína) comandada por Avon Barksdale (Wood Harris), com ajuda de "Stringer" Bell (Idris Elba).


Com o protagonismo investigativo de "Jimmy" McNulty (Dominic West), a série exibe e mostra ao espectador todo o "espetáculo" por trás de uma investigação, utilizando as escutas (remetendo ao título da série). 

A retratação da burocracia por trás das investigações torna a série viciante. Do lado policial temos a formulação das provas concretas, através das escutas, dos assassinatos e crimes envolvendo os membros das gangues, do acompanhamento diário das atividades da gangue, dos seus hábitos telefônicos, do uso de "bips celulares" (tecnologia hoje descartada), da obtenção e persuasão de vítimas e testemunhas. Do lado criminoso, a conversa telefônica usando códigos para despistar os policiais, o código de conduta em pontos de venda, o estabelecimento de hierarquia e respeito entre os membros. Do lado da lei, a burocracia envolvida em conseguir garantias, depoimentos, mandados judiciais, e principalmente a disputa de território entre departamentos policiais e a lei da cadeia alimentar dentro da polícia de Baltimore.

O mais engraçado, e fantástico, foi saber que Dominic era, na verdade, britânico. Ele interpreta brilhantemente um detetive americano tratado como prodígio, e invejado no departamento. Outro destaque é Idris Elba interpretando o braço direito de Avon. Que também, aparentemente é britânico, e não demonstra isso em sua interpretação em The Wire. Para quem não sabe, Idris é um dos candidatos a substituirem Daniel Craig no papel de James Bond nos cinemas, sendo então o primeiro negro no papel, o que seria sensacional, não somente por esse detalhe, mas pela capacidade de Elba. A torcida é gigante, pois através desse papel em The Wire, eu conheci Luther, também protagonizada por ele.





A única pisada na bola de The Wire é o tempo longo com o qual a investigação foi minuciosamente retratada, para que em um estopim praticamente no final da temporada, ter dado início a conclusão da história contada nesse primeiro ano. Mas por um outro lado, isso pode ser apenas um fato discreto que me chamou a atenção na condução da história.

Vale a sugestão para quem adora as séries da HBO, que quebram tantos tabus ano a ano.

Dados técnicos:

The Wire (2002-2008)
Rating Imdb: 9,3
Episódio: 59 minutos
Temporadas: 5

Nenhum comentário: